top of page
Design sem nome.png

Formação Gratuita em Nova Psicanálise

Instituições parceiras da Humanar têm 100% de bolsa em nossa formação, que custaria R$547,00 por mês.

Início das aulas: 07 de agosto, às 19h, onlie (via Zoom)

Como funciona?

As aulas começarão em 07 de agosto e serão toda quarta-feira.

Elas são ao vivo, online no Zoom (por vídeo chamada), das 19 às 22 horas.

Depois, as aulas ficam salvas em uma plataforma (você receberá o link dela por e-mail).

LEIA O TEXTO TODO COM ATENÇÃO!

O formulário de inscrição se encontra ao final da página.

Quanto tempo dura o curso?

O curso tem duração de 2 anos, com 1 aula semanal que dura 3 horas.

O que preciso para ganhar o certificado de formação?

Você deverá:

• Assistir a pelo menos 75% das aulas ao vivo;

• Assistir as aulas gravadas e fazer suas anotações;

• Ser atendido por um de nossos alunos estagiários

• Passar por supervisão (elas ocorrem 3x na semana e você pode escolher qual participar)

• Após o primeiro ano, começar seu estágio, atendendo gratuitamente

Como se inscrever?

Clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso contato no começo de agosto, quando te enviaremos o acesso às aulas.

Mais informações sobre a formação e nosso instituto:

geek_edited_edited.png

Somos contra a linguagem rebuscada e difícil.

Acreditamos que o conhecimento deve ser de todos.

Embora seja uma prática comum no ensino da psicanálise, entendemos que usar termos técnicos demais, que não priorizam o entendimento fácil, contribui para manter o conhecimento psicanalítico com a elite.

Isso vai contra nosso princípio de que todos somos um e devemos colaborar para a evolução de todos.

Somos contra uma formação rasa, que utiliza apenas vídeos gravados e pura teoria, sem prática e sem auxílio e acompanhamento da evolução do aluno.

Se tornar psicanalista é algo sério, que precisa de bastante estudo, acompanhamento e suporte.

Nosso foco é que, após terminar o curso, você estará apto para ser um terapeuta extremamente competente.

Para isso, nós não medimos esforços para aumentar o nível de exigência de nossa formação.

Ou seja:
Se você prefere ter uma formação curta, rasa, que não tem foco em te tornar um profissional competente, sem realmente desenvolver o domínio do conhecimento psicanalítico e curar pessoas com eficácia e excelência...

 
Nossa escola não é pra você.

Como será a sua formação?

Você terá todas as aulas ao vivo, 1 vez por semana, com duração de 3 horas. As aulas ficam salvas em nossa plataforma online e você pode assistir novamente, quantas vezes quiser, quando e onde você quiser.

Conosco, você tem total acolhimento e suporte, podendo tirar suas dúvidas livremente inclusive no meio da aula ao vivo, para garantir que você está entendendo tudo que o professor está passando.

Você estudará tanto a nova psicanálise, quanto a psicanálise clássica, incluindo Carl Jung, Freud, Klein, Lacan, Fromm e outros, além de conceitos da psicologia comportamental e neurociência.

A formação dura 2 anos, porque temos como prioridade proporcionar uma formação ética e realmente sólida, sem pular caminhos, para que você saia capacitado e confiante para atuar como terapeuta com excelência e habilidade.

O que é a nova psicanálise?

Chamada de Psicanálise das Virtudes, essa é a primeira linha psicanalítica totalmente brasileira. Diferente da psicanálise clássica, ela não é tão focada na investigação do passado, mas sim no fortalecimento do ego (identidade), para tornar o ser humano mais consciente, através do desenvolvimento de 33 competências, chamadas de Virtudes.

A nova psicanálise entende que devemos deixar de ser dominados por instintos egoístas.

A nova psicanálise entende que nem todas as pessoas são iguais e, portanto, cada pessoa deve ser curada através de um tratamento diferente.

A nova psicanálise entende que viver baseado em nossos desejos egoístas nos afasta do nosso propósito e verdadeiro eu.

A nova psicanálise entende que somos todos um e estamos neste planeta para contribuir com a evolução e o bem comum.

A nova psicanálise entende que não nascemos uma folha em branco pois, mesmo na infância, cada ser humano não reage de forma igual à situações similares.

A nova psicanálise visa o fortalecimento do lobo frontal do cérebro, que diminui o controle dos nossos instintos egoístas e cura neuroses.

Você vai aprender os estudos e práticas de...

Sigmund Freud

Pai da psicanálise, você estudará matérias como aparelho psíquico, mecanismos de defesa, sequência emocional, totem e tabu, e toda sua teoria.

Portrait-Sigmund-Freud-1921.webp

Eduardo Casarotto

Fundador da nova psicanálise, a Psicanálise das Virtudes. Você estudará toda a linha e matérias como faixas de evolução, transtorno de personalidade do orgulho, a nova noção de inconsciente e muito mais.

Jacques-lacan-theoryleaks.jpg

Jacques Lacan

Imaginário, real e simbólico. Todas suas principais teorias tão fundamentais para o entendimento da psique humana.

1200px-Melanie_Klein_1952.jpg

Melaine Klein

Mundo interno, objeto interno, inveja e muito mais. A teoria de Klein nos traz clareza sobre muitos pontos para o trabalho com crianças e adultos.

Erich Fromm

Foi um psicanalista, filósofo humanista e sociólogo alemão. Você estudará seus pensamento de grande valor para a psicanálise.

Carl Gustav Jung

Fundador da psicologia analítica, o psicoterapeuta suíço deixou grandes contribuições para a psicanálise. Você vai estudar seu aparelho psíquico, personalidade, arquétipos e toda sua teoria.

jung_carl_gustav-1_.jpg
Brasão fundo transparente.png

Conteúdo programático

Teoria Freud

Pulsão e Instintos

Desejo

Sequência Emocional

Aparelho Psíquico Freud

Fases Desenvolvimento (Oral, Anal, Fálica Genital)

Grupo Familiar

Complexo Familiar (Édipo, Electra)

Transferência e contratransferência

Resistência

Sintoma, Inibição

Dor, Sofrimento, Angústia

Mecanismos de Defesa

Ganho Secundário

Neuroses

Formação de Caráter

Personalidade

Transtorno de Personalidade

Transtorno Bipolar

Transtorno de Ansiedade

Transtornos Alimentares

Depressão

Teoria Jung

Arquétipos

Aparelho Psíquico Jung

Teoria Lacan

Teoria Melanie Klein

Mundo Interno

Inveja, Admiração

Gerações

Brinquedo e o Brincar

Vínculo

Humanização Terapêutica

Técnicas de Sessão

Manejo de Sessão

33 Virtudes

Faixas de Evolução

O Inconsciente

Aparelho Psíquico da Psicanálise das Virtudes

Formas de Tratamento

 

+

Passar por supervisão
(para ter direito ao certificado)

PHO07485_edited.jpg

Quem será seu professor?

Eduardo Casarotto

Eduardo é, antes de mais nada, um pensador dessa geração e um ativista social que luta pela evolução da consciência humana. Autor de 12 livros sobre a psique humana, o professor é presidente do Instituto Humanar, ONG que trabalha em prol da humanização dos sistemas públicos e privados. É diretor há mais de 20 anos do Instituto Virtudes, onde formou milhares de psicanalistas. O professor é o pai da nova linha da psicanalítica, chamada de Psicanálise das Virtudes, estudada e aplicada há décadas em milhares de pessoas. Seus avanços nos tratamentos e na compreensão da psiquê humana transformaram os tratamentos terapêuticos e os caminhos do desenvolvimento humano. Além de estar presente no consultório, a nova psicanálise é aplicada no tratamento de neuroses em mais de 180 penitenciárias no Brasil, atuando na recuperação de criminosos, gerando a diminuição da violência no preso e a redução de sua pena.

Dúvidas frequentes

Quem pode se inscrever?
Não há pré requisitos. O curso foi feito para quem é iniciante e avançado em psicanálise.
Temos diversos alunos que já são psicanalístas experientes e ficam muito contentes em reciclar o que já aprenderam em suas outras formações, além de aprenderem pela primeira vez as novidades da nossa psicanálise e aprimorarem sua capacitação.



Qual é a duração do curso?
O curso tem duração de 2 anos, mas, caso seja de seu interesse atuar na área da psicanálise, já incentivamos você a começar a atuar como terapeuta após o primeiro ano, fazendo estágio.


Qual é o formato das aulas?
As aulas são feitas online, através da plataforma Zoom sendo ao vivo, 1 vez por semana e têm a duração de 3 horas. Nelas, você pode tirar dúvidas na hora com o professor. Além disso, as aulas ficam gravadas em nossa plataforma online e você pode assistir a hora que quiser, quantas vezes quiser.


Quais são as oportunidades de carreira após a formação?
As oportunidades são muitas. Algumas delas seriam você atuar atendendo pacientes como terapeuta, online ou presencialmente. Você também pode trabalhar no cinema como consultor de roteiro (entrando com a parte simbólica e arquetípica envolvida nas histórias), assim como pode trabalhar no RH de empresas, ou até mesmo atuar como professor de psicanálise.


Como é o processo de inscrição?
É só você preencher o formulário clicando aqui, e entraremos em contato com você em até 48 horas, para finalizarmos sua matrícula, via WhatsApp.


Existem avaliações e exames?
Não. Para concluir o curso, além de assistir as aulas, você deverá passar por terapia (com um de nossos estagiários, ou com algum de nossos ex-alunos já formados, ou com outro terapeuta da sua escolha), deverá atender pessoas como estagiário e participar das supervisões durante 1 ano, levando os casos dos seus pacientes e assistindo outros psicanalistas levando os casos dos pacientes que eles atendem, para aprender como é a prática.


O curso oferece suporte ao aluno?
Sim, um grande diferencial nosso é que você tem total liberdade de perguntar a vontade durante as aulas ao vivo e na supervisão.


Posso conciliar o curso com meu trabalho ou outros estudos?
Totalmente. Na parte teórica, o curso ocupará, em média, 6 horas semanais suas. Você assistirá as aulas ao vivo e deverá assistir mais uma vez a aula gravada, para fazer anotações e levar possíveis dúvidas para a próxima aula ao vivo. As supervisões duram em média 2 horas, então ao todo você deve investir apenas 8 horas por semana no curso.

O curso tem certificado?
Sim, após concluir os 2 anos de curso, com as aulas teóricas, supervisão e estágio (a partir do segundo ano), você receberá o certificado de estar formado como psicanalista capaz de atuar na profissão e tratar pessoas de forma eficaz.


O curso é livre ou pós-graduação?
Curso livre. No Brasil e no mundo, a psicanálise é exercida livremente.
Assim, a psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9.394, de 1996, e pela Constituição Federal, nos arts. 5º incisos II e XIII, podendo ser exercida em todo o País.

Atualmente o Psicanalista tem sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397, do Ministério do Trabalho e Emprego de 9 de outubro de 2002, sob o nº 2515.50.



Eu posso fazer o curso, sem fazer o estágio?
Sim. Por ser curso livre, você pode somente fazer o curso e ter o certificado teórico da carga horária assistida, sem estágio e sem terapia. 
Assim, você um certificado de que estudou psicanálise. 



Eu preciso de graduação para fazer o curso?
Não. O curso não tem requisito em termos de escolaridade e tornará qualquer um a estar apto a se atuar como um psicanalista competente.

bottom of page