top of page

O que é HUMANIZAÇÃO

     De forma bem objetiva, dando o que é de fato humanização em minha visão. Nesses anos estudando e aplicando humanização entendi que humanização é respeitar a individualidade e a subjetividade humana adaptando os sistemas com base nas virtudes humanas. Se errar é humano, não somos perfeitos, se não somos perfeitos, estamos em um processo de evolução, e um processo individual, ou seja, cada um esta em um estagio de evolução diferente, com personalidades deferentes, culturas diferentes e isso tudo entendendo que a mente é subjetiva. O grupo de necessidades e valores de cada individuo também é muito particular e esse dois temas levam as escolhas e decisões das pessoas, isso determina como as pessoas não só escolhem, mas como sentem. Conforme o valor que damos a uma coisa sentimos apartir desse valor, por exemplo se dou valor a que as pessoas deem bom dia umas para as outras na rua, mesmo as pessoas desconhecidas, quando aceno com a cabeça cumprimentando alguém e não sou correspondido, o sentimento é de desrespeito, e fico bravo ou chateado, porem o outro não tem esse valor e pra ele não sente nada. Nesse exemplo simples podemos ter uma pequena ideia do que é a individualidade em valores. Cada individuo tem esse grupo de valores e necessidades individuais, quando tornamos o sistema flexível para respeitar essa individualidade, tornamos em uma sistema humanizado.

Humanização é respeitar a individualidade e a subjetividade humana adaptando os sistemas com base nas virtudes humanas.

    Apartir dessa definição criei um filtro onde você pode aplicar para validar se o ambiente ou ação é ou não é humanizado, que chamei dos 5 filtros da humanização:

  1. È Virtuoso? - Ou seja, enxerga o outro e suas necessidades, ou tem interesses escusos. Se o cuidado, o acolhimento, o não julgamento, a igualdade e fraternidade estão sendo os pilares. O atendimento é humanizado, a comunicação é acolhedora, respeitando a dor e o momento do individuo, o cuidado  é uma prioridade, a ambiência é adaptada para as necessidades dos usuários e dos profissionais.

  2. È Sistêmico - Faz parte do sistema ou é uma ação esporádica? Ações isoladas que não fazem parte de um sistema, do fluxo do processo, não é humanização.

  3. É 360 - Todos tem acesso e todos são beneficiados ou apenas alguns grupos? Ou seja, do cargo mais baixo ao mais alto tem acesso? Todos os tipos de usuários tem acesso e são beneficiados. Outro ponto muito importando do 360 é se os cliente internos e externos são beneficiados, como por exemplo sistemas de humanização que visão o cuidado e acolhimento do paciente, porem os enfermeiros e médicos trabalham em condições precárias, com carga horárias excessivas, isso não é humanização.  

  4. É flexível - Servir há todos, é flexível para todos os tipos de pessoas ou é rígido? Ou seja, é pensado para todos tipos de personalidades, valores, culturas, gêneros, necessidades. Por exemplo pacote de benefícios flexível em vez de fixo.    

  5. È Co-Responsável - lugar de fala para todos e gestão horizontal, ou seja, onde todos tem voz e responsabilidade na gestão.

    Por esses 6 filtros fica claro que não podemos chamar ações isoladas como por exemplo um programa de descompressão de humanização, pois por mais que seja um ação virtuosa,  não é sistêmica, normalmente não é 360, e não é flexível. Porem se um programa de descompressão for um dos itens de um programa de humanização completo, pode se chamar de um ação dentro da humanização, mas isoladamente não.

    O que esperar da humanidade no futuro? Como você acha que o mundo devia ser? Imagine um mundo onde as pessoas vem em primeiro para as pessoas. Imagine um mundo onde não existe egoísmo, inveja, luta por poder, onde cuidar do meu próximo é mais importante do que a mim mesmo. Como esse mundo séria? A humanidade já está caminhando para isso, é podemos acelerar esse processo tendo consciência e ação de humanização. Humanização é tornar o ser humano mais humano, eis a pergunta, o que me torna mais humano? Posso explicar com outra pergunta, o que nos diferencia dos animais? Quando ultrapassamos alguém no transito, quando passamos por cima de alguém no trabalho para ganhar uma promoção ou simplesmente manter o emprego, quando alguém comete uma falta conosco e temos raiva, quando colocamos nossa necessidades antes das necessidades dos outros, quando fazemos essas coisas estamos sendo mais animais ou mais humano? E a essência fundamental para humanização é a evolução moral, não moralidade, pelo contrário, evolução moral quer dizer, vencer nossos instintos primitivos e viver em conexão com tudo e todos no planeta. Para isso temos que vencer todas as variações do orgulho e do egoísmo. Como por exemplo: vaidade, inveja, arrogância,  busca de aprovação, controle, intolerância, agressividade, entre tantas outras.

    Acredito que tonar os sistemas, como o mundo corporativo, saúde, educação, política, penitenciário, em sistemas mais humanizados estaremos mudando a cultura social e assim tornando o ser humano mais humano e o mundo em um mundo melhor. 

 

“Sem o cuidado, ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado, desde o nascimento até a morte. Se, ao largo da vida, não fizer com cuidado tudo que empreender, acabará por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta. Por isso cuidado deve ser entendido na linha da essência humana (que responde à pergunta: o que é o ser humano?)” 

Leonardo Boff 

bottom of page